segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Plantio de Mudas de Árvores

No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. E nosso colégio juntamente com o Pibid não poderia deixar passar em branco. Ganhamos 17 mudas de árvores, 8 conhecida popularmente como Áraça  vindas da secretária do Meio Ambiente em forma de recompensação ambiental e 9 doadas por uma empresa parceira do WM sendo que 6 eram Pitangueiras, 1 Ipé Roxo, 1 Ipé amarelo e 1 Chal- Chal. Foram plantadas pelas turmas 62, 74 e nossos monitóres ecologicos.

Conhecendo melhor o que plantamos:

Áraça:
Nome Científico: Psidium spp. (Myrtaceae).
Características: Espécie arbórea com altura de 3-6 metros e tronco de 15-25 cm de diâmetro. As folhas são simples, coriáceas, glabras, de 5 -10 cm de comprimento por 3 - 6 cm de largura, com pecíolo de 0,4 -1,0 cm de comprimento. As flores são de coloração amarela e os frutos são bagas globosas de coloração entre amarelo e vermelho.
Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente na Bahia até o Rio Grande do Sul.

Pitanga:
Nome Científico: Eugenia uniflora spp.
Características: É uma planta da família das Myrtaceae, originária do Brasil, encontra-se por toda parte do país, espalhando-se desde o Nordeste até o Rio Grande do Sul, ultrapassando fronteiras para chegar até algumas regiões do Uruguai e da Argentina.

Ipé:
Nome Científico: Tabebuia spp.
Características: Planta secundária de tamanho grande chegando até 35 m de altura. Árvore grande com floração abundante colorida, se destaca facilmente quando em flor, seu tronco é bastante rugoso (Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda). Floresce de junho a agosto. É produtora de excelente madeira, além de ser belíssima ornamental.

Chal Chal:
Nome Científico:
Características:Árvore ou arbusto, podendo chegar até 10 metros de altura. Tronco ereto, descamante em placas, casca fina, pardo-escura, ramos acinzentado com lenticelas.Flores pediceladas, branco-esverdeadas, de 2 a 5 mm de comprimento. Fruto drupáceos abundantes, ovóides a subesféricos, pequenos, vermelhos, lisos e glabros.   












Nenhum comentário:

Postar um comentário