Os jogos didáticos são uma importante ferramenta para o
ensino e a aprendizagem de conceitos abstratos e complexos, onde se preenche
lacunas deixadas pelo processo de transmissão-recepção de conhecimentos,
favorecendo a motivação interna, o raciocínio, a argumentação e a relação
aluno-professor (CAMPOS, et al., 2003).
Buscando o objetivo de melhorar o aprendizado dos alunos, as
bolsistas, com ajuda dos monitores ecológicos, produziram três jogos: O Dominó
do Corpo Humano, o qual teve como objetivo desenvolver a compreensão e
solucionar as dúvidas dos conteúdos do Corpo Humano, estudados na 7ª série; o
Bingo da Tabela Periódica, cujo objetivo foi tirar dos alunos a visão de que a
tabela periódica é muito complicada, além de mostrar que os elementos estão mais
próximos do que imaginamos, fazendo-os compreender a tabela periódica para que
a aprendizagem dos outros conteúdos de Química se torne mais fácil; e o jogo
chamado Ponto Crítico, que pode ser trabalhado com todas as séries, onde o
objetivo era sensibilizar os alunos para questões relacionadas com a
contaminação dos alimentos durante o seu preparo e/ou consumo, abordando ações
que podem levar à contaminação dos alimentos, na realidade de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário