A atividade
ocorreu com três turmas do 2º ano do Ensino Médio, orientada pelas bolsistas do
Pibid, com auxilio dos monitores Ecomundi das respectivas turmas. Inicialmente
as três turmas foram selecionadas por possuírem monitores do Pibid.
Finalizaremos a atividade com a navegação do Martim Pescador, onde ocorrerá a
entrega dos certificados de participação. Segue a descrição dos módulos:
Tema
central: Realidade Ambiental – a importância de conhecer nosso meio ambiente
Módulo
I - Nossa água:
I) “Panorama
ambiental do Rio dos Sinos” – Palestrante: Paulo Saul (UNISINOS)
II) “Tratamento de água e esgoto, e
novos projetos de saneamento para a cidade” Palestrante: Caroline Manea (Coordenadora do Laboratório de
Educação Ambiental – LEA – COMUSA).
Módulo II – Nosso
lixo:
I) “Produção, consumo e destinação” –
Palestrante: Jackson Muller (Biólogo,
Mestre em Bioquímica (UFRGS), Prof. UNISINOS)
II) Primeira parte da atividade prática: Produção
de material para exposição no colégio. Multiplicação do conhecimento. Metade dos grupos elaboraram, na forma de
cartazes, as cidades que temos hoje em dia, com todas as problemáticas
ambientais e a outra metade produziu cidades ecologicamente corretas.
Modulo III – Rio
Grande do Sul:
I) “Paisagens
do Rio Grande do Sul” – Palestrante Arno Kayser (Agrônomo, ecologista,
escritor e Técnico da Fepam)
II) Finalização da atividade prática:
III) Produto final, confira abaixo as fotos de Cidades ecologicamente incorretas:
Agora, confiram as fotos das Cidades ecologicamente corretas:
Os alunos receberam alguns critérios que deveriam
seguir para elaboração dos cartazes. Para as cidades ecologicamente incorreta
receberam a orientação de: sem mata ciliar, rio e
arroios poluídos; destino do lixo: lixão (resíduos misturados e enterrados); somente
com Tratamento de água, sem Tratamento de esgoto (esgoto direto no rio); fábricas
e indústrias poluentes; muitas casas (superpopulação) em locais inadequados e
próximas ao rio. Para as cidades ecologicamente corretas: mata ciliar, rio e
arroios limpos; destino do lixo: Usina de reciclagem e compostagem para o
resíduo orgânico; tratamento de água e tratamento de esgoto; fábricas e
indústrias preocupadas com o meio ambiente; casas em locais adequados; casas na
zona rural com poços e fossas.
O material foi para exposição:
Aplicação da
avaliação do mini-curso: A turma 206 serviu de amostra para aplicação de um
questionário para mensurar os conhecimentos sobre alguns assuntos. Depois da
finalização do mini-curso responderam novamente ao questionário para
observarmos as mudanças em relação as informações obtidas. Além do pré e pós
questionário em uma turma, todas as turmas responderam a uma avaliação pessoal
da atividade, dos palestrantes e da prática.
Agradecemos a presença e a participação de todos!! Até a próxima..
Nenhum comentário:
Postar um comentário