terça-feira, 28 de agosto de 2012

Prática - Pega Lixo

O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Nosso lixo é composto por diversos tipos de material, grande parte reaproveitável. Realizamos uma prática envolvendo a importância da coleta seletiva e reciclagem, denotando a sua importância para o meio ambiente. Uma sociedade consciente e bem educada não gera lixo e sim materiais para reciclar.
Material utilizado:
• bambolês nas cores verde, amarela, vermelha, azul, branca e marrom.
• crachás com as imagens de lixos correspondentes as cores citadas anteriormente.
Prática:
• dois alunos são os coletores (identificado com crachá de coletor)
• demais alunos deverão estar com os crachás correspondentes aos lixos.
Regras:


• o coletor deve pegar o lixo e colocar na lixeira correta.
• se o coletor colocar o lixo na lixeira errada, o aluno que foi apanhado poderá fugir da lixeira, até ser apanhado novamente e ser colocado na lixeira correta.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Aula prática - Protistas

O objetivo da aula foi reconhecer os diferentes tipos de protozoários e algas encontrados em uma amostra de água. Dependendo do meio de cultura é possível observar também cianobactérias (algas azuis), além dos protistas. Nas fotos abaixo temos nossos alunos coletando água do Arroio Luiz Rau.
 




 

Jogos didáticos

Os jogos didáticos são uma importante ferramenta para o ensino e a aprendizagem de conceitos abstratos e complexos, onde se preenche lacunas deixadas pelo processo de transmissão-recepção de conhecimentos, favorecendo a motivação interna, o raciocínio, a argumentação e a relação aluno-professor (CAMPOS, et al., 2003).
 
Buscando o objetivo de melhorar o aprendizado dos alunos, as bolsistas, com ajuda dos monitores ecológicos, produziram três jogos: O Dominó do Corpo Humano, o qual teve como objetivo desenvolver a compreensão e solucionar as dúvidas dos conteúdos do Corpo Humano, estudados na 7ª série; o Bingo da Tabela Periódica, cujo objetivo foi tirar dos alunos a visão de que a tabela periódica é muito complicada, além de mostrar que os elementos estão mais próximos do que imaginamos, fazendo-os compreender a tabela periódica para que a aprendizagem dos outros conteúdos de Química se torne mais fácil; e o jogo chamado Ponto Crítico, que pode ser trabalhado com todas as séries, onde o objetivo era sensibilizar os alunos para questões relacionadas com a contaminação dos alimentos durante o seu preparo e/ou consumo, abordando ações que podem levar à contaminação dos alimentos, na realidade de cada um.
 


 

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Aula Prática de Química - 8º série

Com a volta as aulas, os alunos das 8º séries participaram do Bingo da Tabela Periódica. Junto com o PIBID Biologia. O objetivo do jogo é tira a impressão de que a tabela periódica é muito complicada, e mostrar que os elementos estão mais próximos do que imaginamos. A tabela periódica é uma ferramenta do estudo da Química, compreendê-la é fundamental para a aprendizagem de outros conteúdos.

Cada participante recebeu uma cartela (foto abaixo) do Bingo para poder começar a jogar. Em um saco ficam todas as pedras com o nome dos elementos químicos. Em cada pedra sorteada mostramos para os jogadores o símbolo, para assim eles poderem conhecer um pouco mais e aprenderem a identificar cada elemento e obter bons resultados na aprendizagem. O participante deve completar a cartela do bingo. Os alunos que ganharam o jogo foram contemplados com um brinde.


Novo grupo, voltas às aulas

Oi pessoal, mais um semestre se iniciando e o PIBID Biologia presente na Escola. Gostaríamos de apresentar o novo grupo do PIBID Biologia. O grupo cresceu, agora somos sete alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, vinculados a UNISINOS no curso de Ciências Biológicas Licenciatura.

Parabéns ao novo grupo e muito sucesso nessa nova etapa!!