domingo, 15 de julho de 2012

Despedida - Débora Knauth

Ainda que distante, tenha certeza  que não a esqueceremos. Tu é muito especial! A tua dedicação, o teu trabalho, o teu carinho pelo projeto, jamais serão esquecidos.. ficarão plantados em nossos corações. Que esse teu novo caminho seja repleto de luz e energias positivas. Boa sorte e muuuuito sucesso Débora Knauth.
Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos. Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido.
(Fernando Pessoa)


Boas férias!

Querido alunos, o PIBID Biologia deseja que todos aproveitem as férias para lerem um bom livro, irem ao cinema e curtirem a natureza. Muita curiosidade e menos preguiça nessas férias. Até a volta!

Aula prática no Laboratório de Química - 8º série

Nos dias 09 e 10 de Julho o PIBID/Biologia realizou uma atividade prática com as turmas 81, 82 e 83 no Laboratório de Ciências da escola. Muitos alunos não conheciam o laboratório, portanto esta atividade teve como objetivo principal reconhecer os materiais e vidrarias do mesmo, assim como associar o nome de cada material ou equipamento com o seu uso específico.

Os alunos também puderam manusear e realizar medições com alguns equipamentos, como provetas e pipetas graduadas. Durante as experiências, os alunos responderam uma atividade avaliativa da prática realizada. Os alunos gostaram bastante e estão ansiosos pelas próximas atividades.


Acompanhe as fotos da prática:




quinta-feira, 12 de julho de 2012

PIBID Biologia na mídia

No dia 26 de abril o grupo de monitores ecológicos do PIBD Bio foi entrevistado pelo BAH! do Jornal NH. Alguns monitores falaram como acontecem as atividades do grupo e mostraram algumas dessas atividades no colégio, como por exemplo: o horto medicinal suspenso, a composteira, os canteiros de jardinagem e a Trilha Interpretativa. A matéria ficou nota 10! Parabéns aos monitores e a todo o PIBID Biologia do colégio Wolfram!


Além da matéria no BAH! a TV Unisinos (canal Futura) procurou as bolsistas e monitores ecológicos, interessados também em uma entrevista sobre o Projeto. Então, no dia 14 de maio a galerinha foi entrevistada novamente! Contamos como tudo acontece, quais nossos objetivos e mostramos alguns projetos. Além disso, a TV acompanhou uma das atividades do PIBID que ocorre duas vezes na semana – os mutirões de limpeza do pátio. Os elogios não são à toa, PARABÉNS galerinha!!




segunda-feira, 2 de julho de 2012

Aula prática de Sistema Digestório – 7ª séries

No dia 18 de junho o PIBID Biologia elaborou e aplicou uma aula prática com diversos experimentos que explicavam a teoria que foi aprendida em sala com a professora titular de Ciências. As práticas foram sobre:

• A importância da mastigação;
• O movimento peristáltico;
• A ação do suco gástrico e das enzimas;
• A ação do suco biliar;

Além dos experimentos os alunos receberam uma folha de relatório para ser entregue no final da atividade e também uma folha com exercícios para fixação do conteúdo. A empolgação foi grande e os alunos adoraram a atividade! Foi a primeira atividade com a participação da nossa nova colega de grupo - Júlia. Seja bem vinda!




Organização do Laboratório de Ciências

As bolsistas e monitores ecológicos do PIBID Biologia limparam e organizaram os materiais do Laboratório de Ciências para que sejam aplicadas diversas atividades práticas nas aulas de Ciências e Biologia. O Laboratório está pronto para uso!




Congresso Nacional de Meio Ambiente

Nos dias 23, 24 e 25 de maio as acadêmicas/bolsistas Ana Lúcia, Débora e Tiziane participaram e apresentaram um trabalho no Congresso Nacional de Meio Ambiente em Poços de Caldas/MG. O trabalho intitulado “Trilha Interpretativa como ferramenta de Educação Ambiental” foi apresentado na modalidade pôster e está nos anais do congresso. A experiência foi maravilhosa e muito válida para a formação acadêmica.