quarta-feira, 5 de outubro de 2011

1º Mini-curso do Pibid Bio

A atividade ocorreu com três turmas do 2º ano do Ensino Médio, orientada pelas bolsistas do Pibid, com auxilio dos monitores Ecomundi das respectivas turmas. Inicialmente as três turmas foram selecionadas por possuírem monitores do Pibid. Finalizaremos a atividade com a navegação do Martim Pescador, onde ocorrerá a entrega dos certificados de participação. Segue a descrição dos módulos:

Tema central: Realidade Ambiental – a importância de conhecer nosso meio ambiente

Módulo I - Nossa água:
I) “Panorama ambiental do Rio dos Sinos” – Palestrante: Paulo Saul (UNISINOS)




II) “Tratamento de água e esgoto, e novos projetos de saneamento para a cidade” Palestrante: Caroline Manea (Coordenadora do Laboratório de Educação Ambiental – LEA – COMUSA).


Módulo II – Nosso lixo:
I) “Produção, consumo e destinação” – Palestrante: Jackson Muller (Biólogo, Mestre em Bioquímica (UFRGS), Prof. UNISINOS)


II) Primeira parte da atividade prática: Produção de material para exposição no colégio. Multiplicação do conhecimento. Metade dos grupos elaboraram, na forma de cartazes, as cidades que temos hoje em dia, com todas as problemáticas ambientais e a outra metade produziu cidades ecologicamente corretas.






Modulo III – Rio Grande do Sul:
I) Paisagens do Rio Grande do Sul” – Palestrante Arno Kayser (Agrônomo, ecologista, escritor e Técnico da Fepam)



II) Finalização da atividade prática:



III) Produto final, confira abaixo as fotos de Cidades ecologicamente incorretas:



Agora, confiram as fotos das Cidades ecologicamente corretas:



Os alunos receberam alguns critérios que deveriam seguir para elaboração dos cartazes. Para as cidades ecologicamente incorreta receberam a orientação de: sem mata ciliar, rio e arroios poluídos; destino do lixo: lixão (resíduos misturados e enterrados); somente com Tratamento de água, sem Tratamento de esgoto (esgoto direto no rio); fábricas e indústrias poluentes; muitas casas (superpopulação) em locais inadequados e próximas ao rio. Para as cidades ecologicamente corretas: mata ciliar, rio e arroios limpos; destino do lixo: Usina de reciclagem e compostagem para o resíduo orgânico; tratamento de água e tratamento de esgoto; fábricas e indústrias preocupadas com o meio ambiente; casas em locais adequados; casas na zona rural com poços e fossas.

O material foi para exposição:



Aplicação da avaliação do mini-curso: A turma 206 serviu de amostra para aplicação de um questionário para mensurar os conhecimentos sobre alguns assuntos. Depois da finalização do mini-curso responderam novamente ao questionário para observarmos as mudanças em relação as informações obtidas. Além do pré e pós questionário em uma turma, todas as turmas responderam a uma avaliação pessoal da atividade, dos palestrantes e da prática.





Agradecemos a presença e a participação de todos!! Até a próxima..

domingo, 2 de outubro de 2011

Concurso para escolha da mascote ECOMUNDI

Olá pessoal!

Essa semana começará o concurso para escolha da mascote do grupo ECOMUNDI, onde todos os alunos do colégio poderão participar. Os monitores irão fazer a divulgação da atividade para os colegas nas salas, disponibilizando uma ficha de participação, com identificação do aluno e espaço para seu desenho. O prazo para entrega das fichas será no dia 07 (sexta-feira). Os monitores irão passar nas salas fazendo o recolhimento. Então galera do Wolfram, usem a criatividade e participem do concurso!

O 1º lugar ganhará uma premiação!!!