domingo, 19 de junho de 2011

Sábado Letivo - Trilha de Percepções

A trilha de percepções realizada pelas bolsistas do PIBID, teve como objetivo sensibilizar os alunos sobre a percepção dos deficientes visuais, pois o Colégio Wolfram possui muitos alunos com essa deficiência ou de baixa visão. Além disso, a oficina instigou os alunos a testar os seus sentidos: no tato com objetos, olfato com diversos cheiros, paladar com variados sabores e audição com objetos sonoros e música ambiente. Os alunos ainda participaram de uma trilha no chão, onde pisaram e sentiram a textura da terra, galhos secos, folhas secas e pedrinhas.







Sábado Letivo - Plantio de Mudas

A oficina de plantio de mudas ficou com as bolsistas do PIBID, que realizaram o plantio no estacionamento do Colégio. As mudas eram de cravo e vinham dentro de um envelope de papel reciclado, sendo a tarefa dos alunos preparar a terra e enterrar esse envelope, cobrindo-o de terra e regando. Em média em 120 dias as primeiras flores irão aparecer.E é claro que iremos postá-las aqui no blog!





sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sábado Letivo - Arte com lixo

Oficinas realizadas pelas professoras Andrea e Juliane, o "Mosaico de resíduos", "Árvore dos sonhos" e "Muros das lamentações" promoveu um reaproveitamento de materiais considerados como lixo, sendo transformados pelos alunos em materiais de conscientização aos demais alunos da escola. Foram reaproveitados folha de rascunho, embalagens tetra-pak, revistas velhas, jornais, etc.

A "Árvore dos sonhos" teve como proposta explorar os desejos dos alunos para o futuro em relação à preservação do meio ambiente, enquanto o "Muro das lamentações" explorou o que os alunos veem como problemas ambientais atuais. Os trabalhos ficaram lindos!









Sábado Letivo - Macrofotografia

Oficina realizada pela professora Kika, a macrofotografia propôs aos alunos explorar a fauna e a flora da escola apartir da visão das lentes das câmera fitográficas dos alunos. Primeiramente, os alunos assistiram sobre os conceitos da macrofotografia e viram exemplos de fotos já tiradas na escola.







Sábado Letivo - Composteira

Oficina realizada pelo profº Aldrim, a reativação da composteira contagiou os alunos e aliou teoria e prática. Em um primeiro momento, os alunos observaram a composteira e foram questionados pelo professor sobre o que fazer com nossos resíduos orgânicos.



Em seguida, foram ao salão e assistiram uma apresentação, onde o profº Aldrim "teorizou" sobre como funciona a composteira, que elementos químicos são necessários para se ter o composto, o que fazer e o que não fazer ao se cuidar de uma composteira, e demais assuntos relacionados aos compostos orgânicos. 


E finalmente, colocaram a mão na massa! Reativando a composteira e criando uma escala entre os partipantes para revirar o composto todos os dias. Parabéns a todos pelo empenho!





Sábado Letivo

No dia 11 de junho ocorreu o sábado letivo da área das ciências da natureza e suas tecnologias, envolvendo os professores de ciências e biologia, e os alunos do Ensino Fundamental e Médio. É claro que nós do PIBID não podiamos ficar de fora! O sábado foi muito agradável e os alunos se envolveram nas atividades propostas.

Não podemos esquecer dos nossos monitores ecológicos, que foram muito importantes no sábado e nos surpreenderam! Vocês são demais!

Confiram as fotos da recepção aos alunos no sábado, onde as professoras Kika e Andrea fizeram uma reflexão sobre a semana do meio ambiente:







quinta-feira, 9 de junho de 2011

Exposição 1ª oficina

Finalmente estamos divulgando as fotos do resultado da nossa primeira oficina de reciclagem, casinhas de caixa de leite e alimentador de pássaros. Parabéns às alunas que participaram, ficou lindo!