domingo, 29 de maio de 2011

Novas lixeiras

Foram identificadas e espalhadas pelo pátio do colégio mais 6 lixeiras para lixo seco. Sugerido pelos monitores ecológicos, mais lixeiras poderiam solucionar o problema do lixo no pátio, que apesar dos mutirões de limpeza, ainda persistem.



Logo no primeiro dia registramos o uso das lixeiras, parabéns pessoal!



Esperamos mais consiência de todos, não custa nada caminhar alguns passos até a lata de lixo para manter o ambiente da escola melhor!

1ª Oficina de Reciclagem

Realizamos a nossa primeira oficina utilizando materiais reciclados, tais materiais foram trazidos pelas bolsistas e por alguns alunos da escola. O primeiro material escolhido foram as caixas de leite, que se transformaram em lindas casinhas e alimentadores de pássaros. Para essa oficina, foram convidados os alunos da turma 51 e 61, sendo realizadas 6 inscrições. Confiram as fotos!





sábado, 14 de maio de 2011

Reforço divertido

Realizamos um reforço de ciências com alguns alunos da turma 74... discutimos sobre os tecidos, células e sistema digestório, aprendemos várias curiosidades sobre o corpo humano!




Realizamos uma atividade prática sobre os movimentos peristálticos.


 
E para finalizar, uma gincana sobre os conhecimentos aprendidos no reforço.


Boa sorte na prova pessoal!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Visita Ilustre

Recebemos a visita de nossa coordenadora da Unisinos, profª Cristiane. Obrigada pelas sugestões, volte sempre!


Você é criativo?

Nos ajudem a bolar um nome para o grupo de educação ambiental da escola! É só depositar a ideia em uma urna localizada em nosso mural (pátio da escola) ou comentar aqui no blog... Contamos com a sua colaboração!

Seguem as fotos do nosso mural e também da Diênifer, nossa monitora que divulgou nos interfones a ideia para a escola:



Treinamento para 1ª oficina

Realizamos um treinamento "relâmpago" (hehehe), com as monitoras da turma 206. No dia 17 de maio, será realizada uma oficina de reciclagem de caixas de leite: casinha e alimentador de pássaros, com os alunos da turma 51. As monitoras nos auxiliarão na realização da oficina. Valeu meninaaas..


Nosso novo ambiente!!

Nossa sala está pronta! Vejam as fotos dos resultados... Sintam-se à vontade para nos visitar nas terças (manhã e tarde) e quintas pela manhã!




Projeto "Colegas à distância"

Está ocorrendo no colégio um projeto chamado "Colegas à Distância", proposto pela EMEF Paul Harris, de São Leopoldo, em parceria com o Wolfram. As turmas que participam do projeto são a 51 e 61, que se comunicam com dois 6º anos da Paul. A ideia é que os alunos desenvolvam a escrita e se comuniquem, relatando a situação ambiental da escola, bairro e cidade. No final do projeto, haverá um encontro na unisinos para que todos se conheçam "ao vivo".



sábado, 7 de maio de 2011

Acolhida dos Monitores Ecológicos

Realizamos a acolhida dos monitores em nossa sala, com direito à dinâmica e lanche! Como recepção, idealizamos uma "trilha de percepções", onde os alunos utilizaram vendas e usaram seu tato, olfato e paladar para descobrir os elementos.

Em seguida, realizamos uma conversa sobre o que é o PIBID, quais as responsabilidades dos monitores e onde os mesmos irão atuar. Após, confraternizamos com um lanche oferecido pelas alunas bolsistas do PIBID com colaboração da escola.

Foi muito bom conversar com os alunos, que se mostraram interessados em ajudar nos projeto. Obrigada a todos!









domingo, 1 de maio de 2011

Natureza na escola

A beleza está nos pequenos detalhes... Essas borboletas em cópula foram avistadas pelos alunos, no pátio da escola:




E só para lembrar: borboletas fazem parte do reino Animalia, filo Arthropoda, classe Insecta e ordem Lepidoptera.

Mutirão de Limpeza do Pátio

Estamos dando continuidade a um projeto que já existia na escola e está sendo retomado este ano: o mutirão de limpeza do pátio. A cada semana, há uma escala em que uma turma se responsabiliza pela coleta do lixo encontrado. Contamos com a participação dos professores para dispor de 15 minutos de seu período, após o recreio.

Esperamos que o mutirão não seja mais necessário, pois contamos com a educação dos alunos para depositar o lixo em local adequado. Valeu turma 207(M) pelo trabalho na terça-feira!

Esperamos ver nossa escola cada vez mais limpa, Abraços!







Coleta de materiais recicláveis

Estamos recolhendo materiais recicláveis para futuras oficinas. Após divulgação através de cartazes, passamos nas salas para conversar diretamente com os alunos. Os materiais que solicitamos são os seguintes:

• Garrafas pet - para confecção de puffs e divisórias do canteiro do horto medicinal;
• Caixa de leite - para criação de alimetador para pássaros;
• Latas - para futuras luminárias;
• Vidro - criação de terrário;
• Papel - confecção de papel reciclado

Contamos com a participação dos alunos e professores! Estaremos recolhendo esses materiais durante todo o ano, nas terças (manhã e tarde) e quintas (manhã).